Fórum Municipal de Educação de Serra do Ramalho realiza rodas de conversas do PME
O Fórum Municipal de Educação de Serra do Ramalho (FME) realizou neste ano, quatro rodas de conversa do Plano Municipal de Educação de Serra do Ramalho (Lei 375/2015). Essa ação busca dar visibilidade ao processo de monitoramento e avaliação do PME de Serra do Ramalho, e, também oportunizar que a sociedade acompanhe e opine sobre os dados apresentados. As rodas de conversa já realizadas foram:
1ª Roda de Conversa: Meta 19 (Gestão Democrática) coordenada ela Profa. Jeane Rufina com a participação de Fernanda – Representando o Grêmio Estudantil da Escola Dois de Julho de Agrovila 20, Prof. Romerito – Vice-presidente do SINSP/SR e Inaiara Alves – Presidente do Conselho Municipal de Educação.
2ª Roda de Conversa: Meta 04 (Inclusão) coordenada por Profa. Jane Caraíbas com participação de Adriana Neves – Presidente do Conselho de Pessoas com Deficiência, Profa. Joseane Ferreira – Escola Bom Jesus e Daiane Hoffmann – Diretora da Clínica Espaço Cuidar.
3ª Roda de Conversa: Meta 02 (Ensino Fundamental) coordenada por Leonardo com a participação de Alexandro Alves – Diretor de Esportes, Ariana Gomes – Assistente Social e Prof. Ronaldo Silva – Escola Frei Francisco da Soledade Mar de Agrovila 03.
4ª Roda de Conversa: Meta 17 (Valorização dos profissionais da educação), Meta 18 (Plano de Carreira) Coordenadas por Prof. Jerri Ferreira e Meta 20 (Financiamento da educação) Coordenadas pelo Prof. Romerito tendo também como participantes Profa. Jeane Rufina – Coordenadora do FME e da COGESP e José Airan – Presidente do CACS/FUNDEB.
Todas as rodas de conversa foram realizadas via google meet e transmitidas ao vivo pelo canal do FME no youtube, oportunizando a participação de pessoas de diversas regiões do país que puderam deixar suas contribuições e/ou tomarem como exemplo para a realização em suas cidades.
É notória o empenho FME de Serra do Ramalho neste trabalho representado pela anfitriã das rodas de conversa a Coordenadora Jeane Rufina que, juntamente com as comissões das metas aproveitam dos recursos digitais disponíveis para que, mesmo em pandemia, o processo que estas rodas fazem parte não deixe de ser realizado.
Registra-se ainda a importância das comissões do FME que, vai muito além de participar das reuniões de rotina do fórum, aproveitamos o máximo dos momentos para estudo de materiais com orientações diversas e legislações assim como o desenvolvimento de material que apoiem e contribua com o município para o planejamento em prol da efetivação das metas do PME, como os materiais desenvolvidos nesse processo de monitoramento a exemplo: Planilha de planejamento para aplicação dos recursos do VAAT (50% da EI e 15% de capital) e o Manual Prático da Legislação Municipal – Servidor Público da Educação disponíveis em https://fme.serradoramalho.net.