Educação no município de Serra do Ramalho em tempos de pandemia COVID 19
Forçados pelo período pandêmico, o ensino nos últimos anos passou por significativas mudanças que abrangem desde a definição dos objetos aos modos de ensinar. Sendo que as ações pedagógicas, a metodologia, a escolha dos conteúdos, os procedimentos de avaliação, e o tratamento que se dá aos alunos estão sempre vinculados a uma forma de conceber a educação.
A pandemia surgiu e veio deixando seu rastro de infecções e mortes em um curto período de tempo. Quando descoberta a população mundial teve que parar pois tudo era incerto, não tinha como prever a quão rápida seria a proliferação do vírus nem seu comportamento no organismo das pessoas.
A decisão então foi parar tudo, sendo necessário o distanciamento social para evitar que mais pessoas se contaminassem por todo o mundo. Aquilo que se ouvia e via através das redes sociais, informações de locais distantes, a cada notícia ia se aproximando e não tardou chegar à nossa porta.
Na Rede de Ensino de Serra do Ramalho não poderia ser diferente! Através das recordações da OMS e Órgãos governamentais locais as escolas se fecharam. A princípio pensava-se que seria por um curto período de tempo, não empregando nesse período estratégias para não parar o ensino, mas, o curto tempo alongou-se sendo obrigados a adotar medidas para que os alunos não se prejudicassem.
Veio então o ensino remoto, e junto com ele todo o Sistema de Educação foi obrigado a adaptar-se para que, aliado às tecnologias, o conhecimento chegue aos educandos sem necessidade de sua presença física na escola, educação esta, que deverá chegar a todos, procurando sempre um meio em que se adeque à realidade de cada um envolvido no processo, vencendo as barreiras da desigualdade social tão perceptível nesse método de ensino.
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, Art.205, CF, 1988).
Embora o vírus que ainda tira a vida de muitas pessoas no país, com o avanço da vacinação da população esse número tem reduzido satisfatoriamente, a exemplo de Serra do Ramalho que, no último boletim publicado pela Secretaria de Saúde informou a existente de apenas dois casos ativos de pessoas com COVID-19. Uma notícia muito boa, provando que a união dos cuidados necessários com a vacinação são fatores primordiais para a contenção do avanço das infecções com o vírus.
Quanto ao retorno das atividades escolares, nas escolas municipais, em busca ao Diário Oficial do município constatou-se a publicação do Decreto nº 477 de 21/07/2021 que “dispõe sobre a nomeação os membros da Comissão Intersetorial de gerenciamento da pandemia-Covid 19, para diálogo, planejamento e decisões, a fim de garantir o direito à educação no Município de Serra do Ramalho – Bahia, e dá outras providências”, provando que estudos estão sendo feitos para o possível retorno às aulas. Retornar requer uma série de decisões e ações que têm foco no desenvolvimento da aprendizagem e a manutenção da saúde dos educando.
O Sistema de Ensino de Serra do Ramalho (gestão, professores, pais, alunos, etc.), do início da pandemia aos dias atuais, tem se esforçado para a manutenção da aprendizagem neste período que, unidos com o mesmo objetivo, terão êxito no objetivo almejado e a pandemia embora tenha trazido uma série de aprendizagens que servirão para toda à vida: será apenas uma lembrança ruim de nossa história!
Prof. Jerri F Costa – Escola Profa. Rosa da Costa Silva