Comemoração dos 5 anos do Fórum Municipal de Educação de Serra do Ramalho

Compartilhe

O Fórum Municipal de Educação de Serra do Ramalho/BA realizou na manhã de 05/05, na Aldeia Vargem Alegre – Etnia Pankaru, o evento de comemoração pelos seus 5 anos de instituição. Na oportunidade, considerando a relevância da atuação, da vivência e do destaque nos diferentes espaços na Educação, seis personalidades indicadas pelo pleno do FME receberam a “Moção de Mérito em Educação Cacique Edimilson Souza Silva”, sendo homenageados: Dinahy Silva Almeida, Francisco Sales dos Santos, Odair Ledo Neves, Maria Rosângela Barbosa Soares, Maria de Castro Alves da Silva e Aelton Carvalho de Jesus (In memorian).

A comenda é uma distinção honorífica que foi criada para reconhecer educadores/as que tenham um significativo legado desenvolvido no município, que se dedicaram em prol da educação, quer seja galgando degraus de sua própria formação ou contribuindo para a vida escolar de inúmeras crianças, jovens e adultos e que são inspirações para as atuais e futuras gerações.

Nessa I Edição a moção intitula-se: “Cacique Edimilson Souza Silva” (in memoriam), prestando-lhe homenagem ao dar seu nome a uma condecoração de tão significativo valor, pois o mesmo foi um líder indígena que deixou um histórico de defesa pelos direitos dos indígenas e sendo sinônimo de luta, honestidade e força tanto para o seu povo quanto para o município.

A abertura foi realizada por Sabrina Quinane – membro do FME na representação da Educação Indígena que como anfitriã convidou a Coordenação composta pelas professoras Jeane Rufina e Célia Batista que saudando os presentes, contou um pouco do histórico do FME nesses 5 anos. Logo em seguida apreciou-se a apresentação cultural da dança tradicional Toré e a emocionante história de vida e atuação do Cacique Edimilson, feita por sua filha Valcirleide Gomes Marques que recebeu do FME um banner de recordação do evento. Na condecoração dos homenageados foi entregue uma placa de moção e uma obra artesanal confeccionada pelos alunos da escola local. A homenagem póstuma em memória do Prof Aelton trouxe também a reflexão sobre o incansável trabalho dos profissionais da educação durante a fase mais crítica da pandemia. No uso da palavra, as autoridades presentes reforçaram a importância do FME escolher celebrar seu aniversário num território indígena, espaço de lutas e conquistas, a exemplo da construção e recente reabertura da escola da comunidade. Destacaram também a condecoração aos educadores/as deveria ser promovida com mais frequência.

O evento foi apoiado pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação, sendo também destacado pela coordenação do FME a importância desses dois órgãos no fortalecimento de suas ações, no qual o Vice-Prefeito José Aroldo Muniz, representando o Prefeito Eli Carlos, e o Secretário de Educação Jean Carlos Ferreira Dourado também foram condecorados em reconhecimento por possibilitar que o FME atue com autonomia na defesa das políticas educacionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *